FANDOM


William Wright
Will Wright
Wright discursando em palestra no South by Southwest.
Nome William Wright
Sexo  Masculino
Nascimento 20 de Janeiro de 1960
Cidade natal Atlanta, Geórgia, EUA
Ocupação Design de Jogos Eletrônicos
Período de atividade na EA/Maxis 1987 - 2009
Criações SimCity, The Sims, Spore
Participação na série SimCity SimCity (1989) (criador e designer)
SimCity 2000 (co-designer)
SimCity 3000 (criador)
SimCity 4 (criador)

William Wright (Atlanta, Geórgia, 20 de Janeiro de 1960) é um designer de jogos americano e co-fundador da empresa de desenvolvimento de jogos Maxis, agora parte da Electronic Arts. Em abril de 2009, ele deixou a Electronic Arts.

O maior sucesso de Wright veio a ser a série de jogos The Sims, que em 2008 veio a ser o jogo para PC mais vendido na história. Seu último trabalho, Spore, foi lançado em Setembro de 2008. O jogo vendeu mais de 1,000,000 de cópias em apenas três semanas após o lançamento. Ele faz uma aparição em The Simpsons Game para XBox 360, onde The Sims e SimCity também são citados.

Carreira Editar

O início de Wright no design de jogos foi muito incomum. Começando pelo curso de arquitetura, seguido de engenharia mecânica, ele acabou caindo em computadores e robótica. Cinco anos de faculdade não trouxeram nenhum diploma. O primeiro jogo que Wright fez foi "Raid on Bungeling Bay" em 1984, mas foi SimCity que levou ele a ser conhecido.

Numa entrevista publicada em fevereiro de 2003, Will alega que os jogos estavam absorvendo tanto de seu tempo que ele decidiu que talvez fazer jogos fosse o seu caminho. O primeiro jogo de Will foi "Raid on Bungeling Bay" para o Commodore 64.

Durante uma festa em 1986, Will Wright conheceu Jeff Braun, um investidor interessado em entrar na indústria de jogos eletrônicos. Juntos, eles fundaram a Maxis no ano seguinte em Orlinda, Califórnia. SimCity, em 1989, foi o primeiro jogo lançado pela empresa, foi um enorme sucesso e é creditado como um dos jogos de computador mais influentes.

Seguindo o sucesso de SimCity, vieram os jogos SimEarth (1990) e SimAnt (1991). Ele não mostrava muito interesse em fazer um segundo jogo de SimCity, mas concordou e ajudou a fazer o design de SimCity 2000, lançado em 1993. O próximo jogo que a empresa viria a lançar seria SimCopter, em 1996. Entretanto, nenhum dos jogos fez tanto sucesso como a franquia SimCity, eles marcaram o nome de Will Wright como desenvolvedor de "software toys" ("brinquedos de software", em tradução livre) - ou seja, jogos que não possuem vencedor ou perdedor.

Em 1995, a Maxis anunciou receita de US$ 38 milhões. As ações chegaram a US$ 50 cada e, em seguida, Maxis registrou um prejuízo e o preço caiu. A Electronic Arts comprou a Maxis em junho de 1997. Na mesma época, Wright começou a desenvolver um projeto que ele descrevia como "casa de bonecas virtual", similar a SimCity, mas com foco nas pessoas.

Abandonando a Maxis Editar

No dia 8 de abril de 2009, Will Wright anunciou oficialmente que iria sair da Electronic Arts (e consequentemente da Maxis) para cuidar de um dos seus mais antigos projetos: o estúdio Stupid Fun Club.

O Stupid Fun Club é descrito por Wright como "uma grande instituição de pesquisa de entretenimento desenvolvendo novas propriedades intelectuais para serem lançadas em diversas plataformas, incluindo videogames, filmes, televisão, internet e brinquedos". O estúdio foi originalmente fundado por Wright em 2001, com o intuito de explorar a paixão dele por robôs.

Veja TambémEditar

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.