FANDOM


SimCity (1989)
Capa de SimCity (1989)
Capa do SimCity original.
Desenvolvedora(s) Maxis
Nintendo EAD
Publicadora(s) Brøderbund
Maxis
Nintendo
Electronic Arts
SuperiorSoftware/Acornsoft
Data(s) de lançamento 1989
Gênero(s) Gerenciamento de cidades
Simulação
Modo(s) Um jogador
Plataforma(s) Acorn Archimedes
Acorn Electron
Amiga
Amiga CDTV
Amstrad CPC
Atari ST
BBC Micro
C64
DESQview
DOS
EPOC32
FM Towns
iPod Touch
iPhone
PC-98
GBA
OLPC XO-1
OS/2
Linux
Mac OS
Celular (Symbian ou Java)
NeWS
SNES
Tk
Unix
Windows
X11 TCL
Sinclair ZX Spectrum
Virtual Console
Nintendo 64
Playstation
Sega Saturn
Série Série SimCity

Não confunda-o com SimCity (2013) ou Série SimCity.

SimCity é um jogo de simulação da Maxis criado pelo designer de jogos Will Wright, o mesmo criador de The Sims. O objetivo básico do jogo é criar uma cidade e administrar bem os recursos dela para que ela não entre em falência e você, como papel de prefeito (presidente da Câmara, em Portugal), seja expulso.

SimCity é basicamente um jogo para apenas um jogador. O seu conceito é simples e bem sucedido: o jogador deve criar e gerir uma cidade. O jogo revolucionou a indústria de jogos no que se trata da ideia de "controle".

No dia 10 de Janeiro de 2008 o código fonte do SimCity foi liberado sob a licença GPL 3 de software livre, sob o nome "Micropolis".

HistóriaEditar

O SimCity original foi lançado em 1989, mas a sua história começa quatro anos antes. Em 1985, o então desconhecido Will Wright lançou o jogo chamado Raid On Bungeling Bay para as plataformas Commodore 64 e NES. O objetivo deste consistia em controlar um helicóptero carregado de mísseis e metralhadoras e destruir arquipélagos onde baterias anti-aéreas se defendiam, tentando derrubá-lo. Durante o longo período de desenvolvimento do jogo, Will teve que criar diversos e variados mapas num editor de terrenos. Logo ele percebeu que se sentia muito mais à vontade construindo cidades do que destruindo-as. Foi então que lhe veio uma ideia: "Por que não criar um jogo onde se pode construir e gerir uma cidade sem ter que destruí-la?"

Inspirado na ideia de criar uma cidade sem destruição (embora o recurso de desastres permita fazê-lo), Will Wright passou quase todo o ano de 1985 criando a primeira versão do SimCity para o sistema Commodore 64. Porém, esta versão teria de aguardar ainda quatro anos antes de chegar às lojas.

Em 1987, Will Wright associou-se com Jeff Braun para fundar a Maxis (empresa que hoje pertence à EA Games) e desenvolver o primeiro jogo da série: o SimCity (hoje conhecido como SimCity Classic). Um problema porém impedia os dois amigos de colocar o jogo no mercado: não conseguiam convencer as produtoras de jogos que o SimCity teria uma boa vendagem.

Em 1989, após um longo período de insucessos na busca de alguém para produzir o jogo, uma produtora, a Brøderbund se interessou pela ideia e lançou as versões para Macintosh e Amiga. Só depois foram lançados para DOS e Commodore 64. As vendas do jogo não foram um sucesso imediato e, no princípio, os próprios Will e Jeff prestavam o suporte a partir dos seus apartamentos. Mais tarde, a fama do jogo foi-se espalhando de boca em boca, até que finalmente uma reportagem da revista Newsweek fez as vendas dispararem. O conceito de simulação era novo na época e o jogo foi comprado por diversas escolas devido ao seu valor educacional. O sucesso comercial foi tal que foram lançadas expansões ainda em 1989, permitindo editar o terreno e modificar os estilos de construções para futuristas ou históricos.

Em relação à jogabilidade, o jogo já possuía as características barras RCI (Residencial-Comercial-Indutrial), usinas de energia elétrica, delegacias de polícia, quartéis de bombeiros, zonas residenciais, comerciais e industriais e gráficos que indicavam criminalidade e outros fatores da cidade, bem como a tabela de orçamento. A visão do jogador simulava uma vista aérea de quase 90 graus, permitindo planejar o urbanismo. Os desastres eram a melhor maneira de quebrar a rotina e podia-se escolher entre incêndio, inundação, acidente aéreo, poluição, tornado, congestionamento, naufrágio, terremotos e monstro. Além desses desastres, havia ainda outros dois só disponíveis no modo cenário: a explosão nuclear e o ataque de OVNIs - sendo que, dependendo da montagem da cidade, a explosão nuclear poderia ocorrer automaticamente.

O SimCity teria ainda em 1992, ano do lançamento do SimCity 2000, uma versão chamada SimCity Enhanced Cinematic Multimedia, lançada pela Interplay. Esta versão possuía mais que a versão original: diversas vozes digitalizadas que eram emitidas para os jogadores sempre que estes clicavam em algum botão do Menu indicando para que eles serviam. Vídeos também a diferenciavam das anteriores e mostravam, por exemplo, um conselheiro (secretário municipal) arrancando os cabelos porque as suas finanças estavam no vermelho.

Uma versão mais incrementada do SimCity original foi lançada para SNES. Nesta, os gráficos eram superiores, as telas são super coloridas e existe muito movimento no jogo. Os usuários da SNES tiveram também uma exclusividade até hoje inigualada por nenhuma versão posterior nem mesmo o SimCity 4: estações do ano mudavam a aparência das telas com o passar do tempo, variando desde detalhes esverdeantes na primavera até uma paisagem branca no inverno. Um sistema de recompensas presente nesta versão foi copiado para incrementar bastante o jogo para SNES e outros mais. Em 2008, a Tec Toy lançou uma versão do jogo para o Mega Drive 3.

JogabilidadeEditar

Em SimCity, os jogadores devem construir e desenvolver uma cidade. O jogo não tem um objetivo específico, o jogador não ganha nem perde. É possível instalar zonas residenciais, comerciais ou industriais, edifícios, ajustar a taxa de imposto, construir torres de energia, estradas, entre outras coisas.

Dependendo de como o jogador desenvolve a cidade, as pessoas tendem a entrar ou sair dela. Como a população cresce, o jogador deve acomodá-la e atender suas necessidades. Em algumas versões do SimCity, os jogadores recebem recompensas pelo aumento de população nas cidades.

DesastresEditar

Os jogadores, por vezes, têm de enfrentar os desastres. Eles ocorrer espontaneamente ou podem ser provocados pelo jogador. Em cenários, os desastres ocorrem em momentos pré-determinados. Nem todos os desastres estavam disponíveis em cada versão do SimCity. Os desastres em SimCity são os seguintes:

CenáriosEditar

Ver artigo principal: Lista de Usinas de Energia na Franquia SimCity

Os cenários foram incluídos como forma diferente de jogar SimCity. Ao invés da ausência de objetivos e tempo, e atendendo aos pedidos dos jogadores, os cenários deram um objetivo e um limite de tempo. Os cenários em SimCity replicavam uma cidade real e, por vezes, um acontecimento real. Tal como acontece com os desastres, nem todos os cenários estavam disponíveis com cada versão do SimCity. A seguir estão os cenários incluídos:

VersõesEditar

SimCityEditar

  • Amiga - Lançado em 1989. Há duas versões para o Amiga. A versão 2.0 adicionou a habilidade de trocar conjuntos de azulejo.
  • Amiga CDTV - Lançado em 1992. Esta versão tinha uma visão mais próxima e uma nova interface para acomodar o CDTV Amiga. Redbook Audio foi usado para a música e três cenários foram adicionados.
  • Amstrad CPC - Lançado em 1990.
  • Atari ST - Lançado em 1989. Esta versão não tinha música e os gráficos eram menos colorido do que a do Amiga.
  • BBC Micro Acorn Electron - Lançado em 1990.
  • Commodore 64 - Lançado em 1989. Esta versão não tem desastres, delegacias de polícia, bombeiros, estádios, ou ferrovias. A tela de estatísticas também foi removida.
  • Macintosh - Lançado em 1989. Esta versão era preto e branco, mas alta resolução.
  • PC - Lançado em 1989 para o DOS e, em 1992, para Windows. Esta versão apresenta gráficos EGA e áudio alto-falante do PC. A versão em CD-ROM para DOS, lançado em 1994, adicionado de 256 cores gráficos e live-action vídeo.
  • Super Nintendo - Lançado em 1991. Esta versão contou com gráficos que mudaram com a estação, edifícios que se assemelham as do Japão, recompensas e Dr. Wright. Nintendo coloca a sua marca no jogo pela substituição do monstro genérico com Bowser e oferecendo uma estátua de Mario como recompensa.
  • Wii - Disponível para download no Virtual Console em 2006. É o mesmo que a versão de Super Nintendo.
  • ZX Spectrum - Lançado em 1989. Os gráficos eo som desta versão não são tão bom quanto a maioria das outras versões.

SimCity ClassicEditar

  • Palm Pilot - Lançado em 2000. Ele tem a maioria das características do jogo maior, mas tem menos detalhadas, gráficos em preto e branco.
  • PC - Lançado em 2000, como parte do pacote Mania Sim. Esta versão apresenta tudo, desde as versões anteriores.
  • Clássico ao vivo - Lançado em 2006. O jogo está disponível apenas para aqueles que se inscreverem no site.

MicropolisEditar

O código fonte original SimCity foi liberada sob o nome de "Micropolis", a mudança de nome requirida por causa das políticas da EA Games, mas é também um retorno para um nome usado durante o desenvolvimento SimCity, antes de liberação comercial. Micropolis também removeu o desastre acidente de avião, como resultado dos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001. Micropolis está disponível em: http://www.donhopkins.com/home/micropolis/

PrêmiosEditar

  • Melhor jogo de computador do século 20, de 1989, Charles S. Roberts Award
  • Melhor Jogo de Estratégia Computador, 1989, videogames e de entretenimento de computador
  • Melhor Programa Educacional, 1990, Prêmio Lazer European Computer
  • Melhor Militar ou jogo de computador de Estratégia, 1989, Prémios Origem
  • Melhor Produto do Ano de 1992, Unix Mundial
  • Escolha da Crítica: Melhor Programa do Consumidor de 1989, a Associação Software Publisher
  • Editors 'Choice Award: Best Simulation, 1989, Compute
  • Editors 'Choice Award: Melhor Programa de Recreação, 1989, MacUser
  • Melhor Simulação quarto de todos os tempos para Amiga, . Informações
  • Jogo do Ano de 1989, Amiga Anual
  • Jogo do Ano de 1989., Computer Gaming World
  • Membro do Hall da Fama do Jogo 1989, Macworld
  • Editor Mais Inovador, 1989, Conferência Computer Game Developer
  • Prêmio de Excelência de Software, 1990-1991, Tecnologia e Aprendizagem
  • Tild D'Or (Prêmio de Ouro): Mais Jogo Original, 1989, Tilt
  • Prémio de Classe Mundial, 1990, Macworld

LegadoEditar

SimCity gerou toda uma série de jogos sim. Estes jogos explorado tudo, de controlar todo um planeta a ser uma formiga. O SimCity série permaneceu mais popular até o The Sims foi lançado.

Em um sentido mais geral, SimCity começou um novo gênero de jogo. Referido como "brinquedos de software", ou "jogo Deus", os jogadores recebem nenhum objetivo, apenas a capacidade de fazer o que eles querem.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.