FANDOM

Jacques Servin
Jacques Servin
Nome Jacques Servin
Sexo  Masculino
Ocupação Ex-programador
Atual integrante do grupo The Yes Man
Co-fundador da RTMark
Período de atividade na EA/Maxis 1995 - 1996
Participação na série SimCity SimCopter

Jacques Servin (também conhecido como Andy Bichlbaum) é um dos principais membros do The Yes Men, um grupo ativista de interferência na cultura. Seus feitos na "correção de identidade" estão documentadas nos filmes The Yes Men e The Yes Men Fix the World. Como Ray Thomas, ele é um co-fundador da RTMark.

Um ex-programador da Maxis, Jacques foi demitido após secretamente adicionar um código para o jogo SimCopter que causaria o aparecimento de homens em calções de banho se beijando em determinadas datas (seu aniversário, o aniversário de seu namorado e toda sexta-feira 13). Em uma entrevista, ele conta sua motivação, seus motivos e mais sobre a RTMark aqui.

Isto não foi descoberto até que o jogo tinha sido publicado. O resultado explodiu na mídia, o que Servin diz que ele não esperava, o inspirou a começar na RTMark, um quadro de avisos para ações semelhantes, mas cujo objetivo era chamar a atenção para problemas sub-relatados.

Ele atualmente ensina como Professor Associado no Departamento de Estudos da Performance na Universidade de Nova Iorque.

Citação Editar

Abaixo, encontra-se uma citação de Jacques Servin sobre o acontecimento em SimCopter:

A maior razão que eu fiz isso foi porque eu estava nervoso por trabalhar muito duro sem recebimento. A atitude do gerente com o qual eu trabalhei, que também foi demitido, foi realmente arrogante. Ele achava que estava bem se eu trabalhasse 60 horas por semana sem nenhuma recompensa imediata, sem desculpas, sem simpatia pela minha situação particular. Eu penso que é provavelmente ilegal fazer com que trabalhadores trabalhem mais de 40 horas por semana, mas isso é para todos, não apenas em software. Se não fosse por isso, eu estaria muito mais interessado em manter meu trabalho e talvez não teria posto os caras se beijando. Exploração não é uma coisa boa, ao menos quando os trabalhadores explorados estão no controle do produto e facilmente podem achar novos trabalhos...

— Jacques Servin, em entrevista ao SimEden.com (disponível na íntegra aqui)