FANDOM


Brøderbund
Fundada em 1980
Encerramento 1999
Fundador(es) Doug Carlston

Gary Carlston

Sede Eugene, Oregon

San Rafael, Califórnia
Novato, Califórnia

Brøderbund Software foi uma empresa americana de jogos de computador, software educativo e produtos de Print Shop. Ela ficou conhecida como o original criador e editor do popular jogo Carmen Sandiego e, anteriormente, do jogo Prince of Persia. A empresa foi fundada em Eugene, Oregon, mas mudou-se para San Rafael, Califórnia, e mais tarde para Novato, Califórnia. Brøderbund foi comprado por The Learning Company, em 1998.

Brøderbund foi fundada pelos irmãos Doug e Gary Carlston em 1980 com a finalidade de comercialização Galactic Empire, um jogo de computador que Doug Carlston tinha criado em 1979. A palavra "brøderbund" é, pouco traduzida como "banda dos irmãos" em uma mistura de sueco, dinamarquês e alemão. O dinamarquês ø foi usado simplesmente porque ele se parece com o programador do 0 (Ø).

Os principais jogos da Brøderbund Software eram Lode Runner, Karateka, Spelunker, Prince of Persia, Choplifter, The Ancient Art of War, Wings of Fury, Stunts, The Last Express, Carmen Sandiego e Myst.

Brøderbund & Will WrightEditar

Em 1984, a Brøderbund lançava o primeiro jogo de Will Wright, o jogo "Raid on Bungeling Bay" foi feito para o computador Commodore 64. O jogo fazia o jogador, que controlava um helicóptero, bombardear seis fábricas inimigas em seis ilhas diferentes. Seria uma ideia simples, se não fosse a organização das ilhas. Cada uma tinha suas rotas de suprimentos, algumas se comunicavam com barcos pelo mar, e assim, o poder bélico aumentava evoluíndo com o tempo, deixando o trabalho do jogador mais diícil.

O que mais chamou a atenção em Will Wright foi pensar e construir os sistemas internos das ilhas do que controlando o helicóptero. Assim, depois de lançar o jogo, ele continuou a aperfeiçoar o código que ajudava a programar as ilhas. Nesse meio-tempo, Wright também começou a se interessar sobre planejamento urbano. Juntando estas duas ideias, nasceu SimCity, que seria também iria distribuir o jogo, juntamente com a própria Maxis, a Electronic Arts, a Nintendo e SuperiorSoftware/Acornsoft.